sábado, 24 de agosto de 2013

Um certo Simão Pedro e eu


Há muito tempo atrás, li Temperamentos Transformados, de Tim LaHaye. O livro do autor, que é ministro evangélico e conferencista, nos apresenta a complexa psiquê humana resumida a quatro temperamentos distintos: o Colérico, o Sanguíneo, o Fleumático e o Melancólico. Com as avançadas pesquisas na área da psicologia moderna, hoje já é provado que a coisa não funciona tão simples assim. Mesmo que o autor nos apresente mais temperamentos mesclados dentre estes quatro que citei, ainda assim existem fatores importantes a serem explorados, e que revelarão novas facetas em cada indivíduo.
Mas, apesar de tudo, o livro ainda é muito relevante para nos guiar ao auto entendimento básico, na medida que estes quatro temperamentos são capitais na formação do nosso ser. Além disso, me identifiquei com a descrição do que seria o comportamento sanguíneo: comunicativo, destacado e entusiasta. Pelo aspecto negativo, é volúvel, indisciplinado e impulsivo. E, dentre os personagens bíblicos, LaHaye escolheu o apóstolo Pedro como exemplo deste temperamento.

Bem, então Pedro e eu temos nossas semelhanças. Afinal, sei como é ser impulsivo, muitas vezes fazendo algo somente para se arrepender no minuto seguinte. Às vezes, se voluntariando pra ir até às últimas consequências na defesa de uma causa nobre, para então olhar em volta somente para constatar que entrei nessa sozinho. E às vezes, ofender alguém, simplesmente por estar no "piloto automático" do calor da discussão, para em seguida perceber a gravidade da besteira cometida. Quase sempre, é tarde demais para remediar.

Esse é um bom início de conversa para que, nos textos que publicarei a seguir, poder falar um  pouco sobre as experiências de alguém que se auto reconheceu como um sanguíneo incorrigível.
Tudo de bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário